Júpiter, o maior planeta do sistema solar, tem 79 luas conhecidas, das quais as quatro maiores são chamadas de Galileanas: Io, Europa, Ganimedes e Calisto.
Io é a lua mais interna de Júpiter e é coberta por vulcões ativos. É a lua mais vulcânica do sistema solar e tem uma atmosfera fina de dióxido de enxofre.
Europa é a segunda lua de Júpiter a partir do planeta e é coberta por gelo.
Acredita-se que há um oceano de água líquida sob sua crosta de gelo, o que a torna um alvo interessante para futuras missões para procurar vida extraterrestre.
Ganimedes é a maior lua do sistema solar e é coberta por gelo. Tem um campo magnético próprio e é um dos poucos objetos além da Terra conhecidos para ter uma atmosfera.
Calisto é a lua mais externa de Júpiter e é coberta por crateras e cicatrizes de impacto. É a lua mais antiga de Júpiter e tem uma camada fina de gelo de dióxido de carbono.
Saturno, o segundo maior planeta do sistema solar, tem 82 luas conhecidas, das quais as mais notáveis são Titan e Enceladus.
Titan é a maior lua de Saturno e é a segunda maior lua do sistema solar, perdendo apenas para Ganimedes.
Ela tem uma atmosfera densa de nitrogênio e metano, e possui rios, lagos e oceanos de metano e etano.
Enceladus é uma pequena lua gelada com cerca de 500 km de diâmetro. Ela tem geysers de água e vapor que jorram de suas fendas, o que sugere a existência de um oceano subsuperficial.
Isso também a torna um alvo interessante para futuras missões de busca por vida extraterrestre.
Além dessas, existem outras luas menores que são estudadas, como a lua de Saturno, Mimas, com um grande cratera que lhe dá a aparência de um rosto, e Rhea, com aproximadamente 1000 km de diâmetro, e com evidências de crateras e rachaduras.
OUTROS PLANETAS COM LUAS
Além de Júpiter e Saturno, outros planetas conhecidos no sistema solar também possuem luas.
Urano, o terceiro planeta mais distante do Sol, tem 27 luas conhecidas, incluindo Oberon, Titania e Umbriel.
Oberon é a maior lua de Urano e é coberta por crateras e cicatrizes de impacto. Titania é a segunda maior lua de Urano e é coberta por gelo. Umbriel é uma lua escura e irregular de Urano, coberta por crateras.
Netuno, o quarto planeta mais distante do Sol, tem 14 luas conhecidas, incluindo Tritão e Proteu. Tritão é a maior lua de Netuno e é coberta por gelo e cinzas vulcânicas. Proteu é a segunda maior lua de Netuno e é coberta por gelo.
Mercúrio e Vênus, os dois planetas mais internos do sistema solar, não possuem luas conhecidas. Marte, o quarto planeta a partir do Sol, possui duas luas pequenas e irregulares conhecidas como Fobos e Deimos.
Ambas as luas de Marte foram provavelmente capturadas por Marte em algum momento de sua história.
Em resumo, além de Júpiter e Saturno, Urano, Netuno e Marte também possuem luas conhecidas. Mercúrio e Vênus não possuem luas conhecidas.
Cada lua possui suas características únicas e são alvos de estudo para entender mais sobre o sistema solar e sua história.