A nanotecnologia é uma área interdisciplinar que se concentra no estudo, desenvolvimento e aplicação de estruturas, dispositivos e sistemas com tamanhos na escala de nanômetros (1 nanômetro = 1 bilhão de vezes menor do que 1 metro).
Ela se baseia no controle preciso da matéria em escalas extremamente pequenas e permite a criação de novos materiais, dispositivos e sistemas com propriedades únicas e desempenhos melhorados.
A nanotecnologia tem aplicações em uma variedade de campos, incluindo medicina, biotecnologia, energia, materiais, informática e telecomunicações, entre outros. Alguns exemplos incluem:
Nanopartículas para o transporte de medicamentos no interior das células do corpo humano.
Sensores e dispositivos de comunicação de dados ultra-rápidos baseados em nanofotônica.
Materiais de carbono nanoestruturado, como grafeno e fullerenos, com propriedades mecânicas e elétricas únicas.
Nanopartículas metálicas usadas em catalisadores e baterias.
Nanorobótica para realizar tarefas precisas em nível celular
A nanotecnologia é uma área de pesquisa em constante evolução e novas descobertas e aplicações estão sendo continuamente desenvolvidas.
Veja agora 3 Inovações na area da nanotecnologia
1 Nanorobótica
A nanorobótica é a área da robótica que se concentra no desenvolvimento de robôs minúsculos, geralmente com tamanho de nanômetros (1 nanômetro = 1 bilhão de vezes menor do que 1 metro).
Esses robôs podem ser usados para realizar tarefas precisas em nível celular, como o transporte de medicamentos para dentro das células do corpo humano ou a limpeza de vasos sanguíneos.
2 Nanofotônica
A nanofotônica é a área da física que se concentra na manipulação e controle da luz em escalas de nanômetros. Isso inclui o desenvolvimento de novos materiais e dispositivos ópticos, como sensores de luz ultra-sensíveis, dispositivos de comunicação de dados ultra-rápidos e lasers de baixo consumo de energia.
3 Nanomateriais
A nanotecnologia também tem permitido o desenvolvimento de novos materiais com propriedades inovadoras, como alta resistência, dureza, condutividade elétrica e térmica, entre outros.
Exemplos incluem materiais de carbono nanoestruturado, como grafeno e fullerenos, que possuem propriedades mecânicas e elétricas únicas, e nanopartículas metálicas que são usadas em aplicações como catalisadores e baterias.
Além disso, os nanomateriais também são utilizados na produção de produtos como pincéis de escova de dentes, protetores solares, revestimentos anti-aderentes e até mesmo roupas.